Em um cenário marcado pela concorrência entre as empresas, cada negócio tem buscado estratégias criativas que possibilitem diferenciação, e no setor farmacêutico não é diferente. Afinal, considerando que fatores como “qualidade” e “preço justo” já não são mais diferenciais, tornam-se necessárias outras ações, em especial a adoção de ferramentas de marketing. Por isso, as marcas estão à procura dos melhores brindes para laboratórios: e é isso que vamos te mostrar hoje!
A saber, numa análise global o mercado farmacêutico alcançou a marca de US$ 1,74 trilhões em vendas no ano de 2020. Embora seja um setor totalmente regulado, sobretudo quando falamos de estratégias promocionais e de divulgação, é um mercado com grande volume de vendas e negociações. Em outras palavras, apesar de exigir uma atenção a mais no momento de promover os produtos ou a marca, o setor apresenta diversas oportunidades.
Como é o mercado farmacêutico no Brasil?
Hoje, o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de medicamentos do mundo. De acordo com dados da Interfarma (2017), o País ocupa a 8ª posição com um faturamento estimado em 83 bilhões de reais. Sem dúvida, esses números apontam um terreno fértil para que as indústrias farmacêuticas e laboratórios consigam ampliar a atuação e, consequentemente, melhorar os resultados. Aliás, para isso, a área de Marketing é extremamente importante.
Aqui, podemos considerar que esse setor se divide em dois principais segmentos: as redes associativas e os grandes players do mercado.
Redes associativistas e independentes
A saber, a Febrafar é uma organização brasileira que fomenta o empreendedorismo dos pequenos e médios varejistas do setor farmacêutico. Inclusive, a organização está presente em 48% dos municípios brasileiros, o que representa o alcance de 78% da população brasileira. Segundo dados, em 2017 haviam 56 pequenas redes associadas, com 9.194 lojas filiadas, presentes em 2.655 dos mais de 5.000 municípios brasileiros, em 26 estados. Ou seja, atingindo 161 milhões de pessoas.
O outro lado do mercado
Em contrapartida, está a Abrafarma: uma associação de farmácias e drogarias que possui 26 redes distribuidoras em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, ainda em 2017 existiam 89.071 farmácias no País, e a Abrafarma abrangia 7.169 delas, representando 8% do setor. Mas, essa porcentagem detinha 41,6% do comércio de medicamentos do Brasil.
Inclusive, vale destacar que os dados sugerem um aumento das novas farmácias filiadas às grandes redes. Ou seja, um reflexo da busca crescente dos brasileiros por mais oferta e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
A utilização de brindes pelos laboratórios farmacêuticos
Antigamente, os brindes distribuídos no mercado farmacêutico eram uma verdadeira polêmica. Afinal, ao lado de jantares, viagens, inscrições para congressos e outros benefícios, os brindes eram oferecidos pelos laboratórios em troca de prescrição de medicamentos. No entanto, essa prática foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim como pelo Código de Ética Médica.
Assim, há alguns anos surgiu uma legislação específica para regular essa questão, assim como proteger os consumidores.
Legislação sobre brindes para laboratórios farmacêuticos
O conjunto de leis e resoluções que envolvem o marketing farmacêutico no Brasil é bem específico. Nesse sentido, é importante destacar a Resolução nº 96, de 2008, instituída pela ANVISA, que trata da propaganda e outras práticas de divulgação e promoção comercial dos medicamentos. A saber, entre os aspectos principais está:
- A proibição do merchandising de medicamentos em qualquer meio de comunicação;
- Utilização de expressões que falem sobre o possível “sabor agradável” do medicamento;
- E a publicidade em receituários.
Já em relação aos brindes, a mesma resolução proíbe a distribuição quando relacionados diretamente aos medicamentos. Ou seja, os brindes institucionais não podem ser entregues com a marca dos medicamentos, mas sim com a marca do laboratório.
Para quem são os melhores brindes para laboratórios?
A saber, atualmente as ações de marketing dos laboratórios farmacêuticos envolvendo os brindes personalizados, se divide em três públicos principais:
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Brindes para médicos:
Geralmente, são oferecidos em consultórios ou em eventos patrocinados. Nesse caso, os brindes têm papel principal de reforçar uma determinada marca como de maior confiança. Dessa forma, as ações de marketing que envolvem os brindes são pensadas para serem duradouras.
Além disso, outra ocasião é a parceria com universidades para que a marca de determinado laboratório esteja presente na formação dos futuros profissionais, pois isso reforça a relevância da companhia.
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Brindes para farmacêuticos ou balconistas:
Nesse caso, os brindes servem principalmente para criar e reforçar um relacionamento satisfatório entre a marca e os farmacêuticos. Assim, os brindes servem como uma mensagem para fortalecer os laços e aumentar a percepção de valor em relação à empresa.
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Brindes para clientes:
A saber, os brindes para consumidores são amplamente utilizados como benefício da compra. Ou seja, como forma principal de fidelizar a preferência do cliente e reforçar o slogan da marca.
De maneira geral, os brindes ajudam a atingir potenciais clientes a partir da percepção de valor e da maior propensão de escolha em relação ao laboratório que está sendo promovido.
5 melhores brindes para laboratórios farmacêuticos
Embora os brindes sejam importantes instrumentos de relacionamento, é importante ficar atento para fatores como qualidade, utilidade e design atraente no momento de criar um acessório. Afinal de contas, é importante transmitir confiança e segurança através deles.
Então, veja a seguir quais são os 5 brindes para laboratórios farmacêuticos que mais fazer sucesso nas empresas desse setor que são clientes da Roar:
01. Necessaire
Sem dúvidas, o brinde que mais faz sucesso no mercado farmacêutico é a necessaire. Afinal de contas, é um acessório compacto e prático, ideal para armazenar os medicamentos ou dermocosméticos, evitando que eles sejam perdidos ou mal acondicionados.
Assim, é um brinde extremamente útil, que se adapta à rotina de qualquer pessoa. Independente de qual seja o público, escolher a necessaire é acertar na escolha do brinde.
02. Melhores brindes para laboratórios: Sacola
Especialmente para os laboratórios que fabricam ou comercializam itens relacionados à praia, como protetores, bronzeadores e demais produtos, a sacola é o brinde perfeito. Sobretudo porque o acessório permite guardar itens que geralmente são carregados à praia, parques ou outras ocasiões de lazer. Enfim, é um brinde ideal para promover a marca no mercado.
Além disso, outra opção para usar a sacola como brinde, é durante uma ação promocional. Por exemplo, você pode criar uma sacola personalizada para divulgar a linha de produtos voltados ao público infantil. Dessa forma, os pais se sentirão felizes e valorizados em ganhar um brinde para carregar os pertences do pequeno.
Além de fidelizar o consumidor, com a sacola você estará promovendo o laboratório e aumentando as chances de novas vendas.
03 . Mochila
A mochila é a verdadeira “companheira” da rotina: é um brinde sofisticado, atraente e bastante durável. Então, uma opção é usar a mochila como brinde para médicos, pois esse acessório combina bastante com o público e é perfeito para ser distribuído em congressos ou eventos, como forma de fortalecer a confiança e qualidade da marca.
Além disso, outra alternativa é usar a mochila como ferramenta para a equipe de vendas do laboratório. Afinal, esses profissionais estão constantemente se deslocando, então necessitam de conforto, segurança e praticidade para alcançar as metas estabelecidas.
04 . Térmica
Outro brinde bastante indicado para o setor farmacêutico é a bolsa térmica. De fato, muitos medicamentos ou produtos precisam ser conservados em temperatura adequada, a fim de manter a eficácia. Portanto, é um brinde que com certeza será útil para muitos clientes.
No entanto, a maior vantagem da bolsa térmica é a versatilidade. Ou seja, mesmo que o acessório não seja usado para guardar os medicamentos, serve para armazenar alimentos e bebidas em várias ocasiões. Por exemplo, pode ajudar em uma alimentação saudável ao armazenar marmitas, ou ainda como um acessório indispensável para os passeios no parque ou na praia.
05. Melhores brindes para laboratórios: Sacochila
Por fim, um acessório que vem ganhando destaque entre os melhores brindes para laboratórios é a sacochila: um item versátil, prático e perfeito para a rotina. Aliás, esse acessório combina bastante com as linhas de produtos fitness ou de suplementos alimentares. Também é a preferida dos praticantes de esportes e de pessoas que frequentam academias.
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CONCLUSÃO
Atualmente, o mercado farmacêutico é um setor com grande volume de vendas, e que apresenta uma concorrência cada vez mais acirrada. Por isso, as empresas vêm buscando formas de diferenciar marcas e produtos, a fim de fortalecer o relacionamento com o público ou fidelizar os clientes.
Além disso, vale lembrar que hoje em dia existe uma legislação que regulamenta o uso de brindes institucionais nesse setor. Mas, é permitido aos laboratórios criar ações usando os brindes para transmitir qualidade, confiança e ainda reforçar o posicionamento da marca.
Aqui na Roar você encontra os melhores brindes para laboratórios: são acessórios bonitos, com qualidade garantida, fabricação própria e que podem ser entregues em todo o Brasil. Além disso, te ajudamos a criar o acessório de acordo com as leis e resoluções que envolvem o uso de brindes no setor farmacêutico. Então, acesse aqui para baixar o nosso catálogo e conhecer todas as opções, ou responda o questionário e descubra qual é o brinde ideal para o seu laboratório.
Aproveite as oportunidades que esse setor tem a oferecer, e deixe o nome da sua empresa em destaque no mercado. Vamos criar um brinde exclusivo e memorável?