setembro 26, 2018

Conheça Alguns Tecidos Sustentáveis e Eco-Friendly

00ART_ROAR-1-300x162

Conheça Alguns Tecidos Sustentáveis e Eco-Friendly

O número de pessoas que se preocupam com a origem daquilo que consomem é cada vez maior. Nesse sentido, os produtos que possuem tecido em suas composições estão entre os que mais chamam a atenção do público. Sendo que isso se explica pelo fato de eles, quando fabricados com matéria-prima não sustentável, serem potencialmente prejudiciais à natureza. Exatamente por isso, os tecidos Eco-Friendly (amigo do meio ambiente) estão passando por um processo de valorização no mercado.

Por isso, para que você fique por dentro desse assunto, mostraremos abaixo alguns dos principais tecidos sustentáveis e Eco-Friendly. Continue lendo e entenda por que eles são considerados amigáveis ao meio ambiente!

Fibras de Garrafa Pet

A fabricação de tecidos que utilizam garrafas Pet como matéria-prima é um dos grandes avanços dessa indústria. Essa alternativa é viável graças ao fato de essas embalagens terem a capacidade de produzir fios de poliéster, que é, geralmente, pertinente ao algodão.

Com isso, torna-se possível fabricar tecidos usando as garrafas Pet. Embora o processo seja relativamente complexo (as fibras de poliéster são inclusive misturadas a outros materiais), o resultado é realmente muito bom. A confecção de uma camiseta, por exemplo, demanda a utilização de apenas duas garrafas.

Muitas coleções de marcas conhecidas no mercado brasileiro, usam garrafas Pet como matéria-prima.

Fibras naturais

As fibras naturais, amplamente utilizadas na indústria de tecidos, têm 3 origens distintas. São elas:

  • Animal;
  • Vegetal;
  • E mineral.

As grandes vantagens das fibras naturais são a durabilidade e o conforto. No tocante ao último aspecto, por sinal, é exatamente ele que faz com que as roupas fabricadas com tecidos que usam fibras naturais sejam agradáveis e deixem o corpo respirar melhor, evitando, por exemplo, o excesso de transpiração.

E a boa notícia é que constantemente surgem novos tipos de fibras naturais que podem ser utilizadas na fabricação de roupas e diversos outros materiais. De qualquer modo, as mais conhecidas continuam sendo:

  • O algodão;
  • O linho;
  • A lã;
  • E a seda.

Algodão Cru

O tecido de algodão cru é assim denominado devido ao fato de não passar por qualquer tipo de processo químico. Exatamente por isso, ele é considerado um tecido sustentável, aspecto que o faz ser cada vez mais utilizado na fabricação de roupas.

Além de versátil e resistente, o algodão cru tem uma excelente durabilidade e é leve e brilhoso. Com isso, ele também é bastante usado em acessórios de decoração e no artesanato. As ecobags são um exemplo perfeito de produtos que podem ser fabricados com esse tipo de tecido. Vale destacar ainda que o algodão cru é muito utilizado na produção de embalagens de materiais hospitalares.

Conclusão

Agora que você já conhece alguns dos principais tecidos sustentáveis e Eco-friendly, sempre que possível, opte por Sacolas e Mochilas fabricados com eles. Todos nós sabemos o quanto a exploração indevida dos mais diversos recursos naturais tem prejudicado o meio ambiente ao longo dos últimos anos. Por isso, qualquer ação no sentido de preservar a natureza é bem-vinda. E o uso desses tecidos ecologicamente corretos ajuda consideravelmente no tocante a essa questão.

Bolsas, ecobag, mochilas
About roar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *