Sem dúvida, o isolamento social foi um dos métodos mais eficazes para restringir a proliferação do vírus da Covid-19. No entanto, essa necessidade de conter a aglomeração de pessoas prejudicou diretamente esse mercado e agora há novas tendências do setor de eventos ganhando visibilidade.
Por exemplo, no ápice da pandemia, cerca de 350 mil eventos foram adiados ou cancelados, trazendo um prejuízo de R$90 bilhões. Mas agora, depois dos altos e baixos, chegou o momento de se reinventar e voltar com tudo! Por isso, confira a seguir quais são as principais tendências do setor de eventos para os próximos meses.
Expectativas para o setor de eventos no Brasil
A maioria dos representantes brasileiros do segmento de feiras e eventos está bastante otimista em relação às projeções do setor. Afinal, a expectativa é que haja a retomada de 100% da programação nos próximos meses e, assim, o crescimento seja inevitável.
De acordo com a Abrape, cerca de 590 mil eventos vão ser realizados em todo o Brasil até o final de 2022. Dessa forma, os especialistas esperam também a retomada econômica do setor, de modo que ele volte a contribuir com quase 5% do PIB nacional.
Principais tendências para o setor de eventos nos próximos meses
De fato, precisamos concordar que o setor de eventos não é mais o mesmo! Agora, os shows, congressos, jogos de futebol ou feiras têm a importante missão de se readaptar em um cenário transformado por novos hábitos trazidos pela pandemia. Por exemplo, com os protocolos de segurança e a experiência do participante.
Mas quais são as mudanças esperadas para os próximos meses? Será preciso ficar atento a quais fatores? A saber, confira as principais tendências para o setor de eventos que dominarão o mercado no futuro.
Tendências do setor de eventos: evento híbrido como solução
Com certeza, o online veio para ficar! Afinal, durante os meses de pandemia a tecnologia foi a principal ferramenta capaz de levar entretenimento aos lares brasileiros, através dos shows ao vivo. Mas também, foi uma importante aliada em manter o relacionamento das empresas com o time através de webinar, treinamento ou palestras online.
Sem falar que foi a solução encontrada pelas empresas de educação. Assim, escolas, faculdades, cursos e treinamentos tiveram que se adaptar para levar conhecimento através de ferramentas digitais.
No entanto, os eventos presenciais ainda são os queridinhos da galera, pois a experiência e o calor humano são incomparáveis. Então, a resposta para esse impasse foi o evento híbrido!
Aliás, muitas empresas do setor já estão apostando suas fichas nessa modalidade, pois ela oferece o melhor dos dois mundos. Em outras palavras, a junção do online com o presencial permite uma experiência única e memorável, que traz mais comodidade e segurança.
Vantagens do evento híbrido:
- Maior alcance de pessoas;
- Engajamento com o conteúdo;
- Melhores oportunidades de parceria ou patrocínio;
- Mais comodidade e flexibilidade;
- E networking.
Aliás, os eventos híbridos não estão limitados apenas aos eventos corporativos! Ou seja, qualquer produção pode adotar esse formato para atrair mais participantes. Por exemplo os shows, conferências acadêmicas, premiações, eventos de lifestyle e lançamentos.
Tendências do setor de eventos: protocolos de segurança como protagonistas
Embora os eventos presenciais estejam voltando com tudo, ainda assim é importante que a segurança esteja em primeiro lugar. Aliás, estudos mostram que os eventos que exigem o comprovante de vacinação ou o teste negativo, assim como o uso de máscara, ganham a preferência do público.
Então, para criar experiências seguras e a satisfação dos participantes, é fundamental que os produtores de eventos fiquem atentos para alguns detalhes. Por exemplo:
- Exigir o esquema de vacinação ou o teste negativo na portaria do evento;
- Respeitar o limite de pessoas no espaço;
- Disponibilizar álcool gel e máscaras descartáveis em pontos estratégicos;
- Conferir as condições para ventilação do local;
- Higienizar os espaços de alimentação, dando preferências aos alimentos embalados;
- E ficar atento aos boletins epidemiológicos da cidade/estado que será realizado o evento
Tendências do setor de eventos: sustentabilidade como um diferencial
De fato, a pandemia nos fez abrir os olhos para assuntos importantes como valorizar a qualidade de vida, assim como cuidar do meio em que vivemos. Dessa maneira, a sustentabilidade ambiental, e também social, é uma demanda cada vez mais presente no mercado. E no setor de eventos não é diferente!
Em outras palavras, durante os próximos anos será fundamental pensar sobre o impacto que a experiência promovida vai gerar no mundo e na vida dos participantes. Inclusive, o público espera isso das marcas que estão promovendo os eventos.
Cuidar da natureza é preciso!
Sem dúvida, os eventos podem resultar em grandes impactos ambientais, através da produção de lixo ou da interferência na natureza. Especialmente no caso de eventos em parques ou ambientes naturais. Por isso, é cada vez mais urgente minimizar esses danos.
Então, a expectativa é que as empresas estejam mais comprometidas com as causas ambientais, escolhendo fornecedores ou patrocinadores alinhados aos valores da marca. Afinal de contas, além de cuidar do meio ambiente, a empresa aumenta a percepção de valor no mercado, colocando a marca em destaque.
Por exemplo, algumas boas práticas, são:
- Uso de copos e garrafas recicláveis;
- Coleta seletiva;
- Brindes ecológicos;
- Dentre outros.
Tendências do setor de eventos: gamificação é a novidade da vez
A saber, em especial nos shows ou festivais, os jogos corporativos são uma tendência que veio para ficar. Então, essa estratégia utiliza de elementos, mecanismos e design de jogos em diversas ações a fim de tornar memorável a experiência do participante.
Em outras palavras, utilizam-se avatares, missões, histórias e várias outras características do mundo dos jogos que são incorporados em locais do evento. Assim, o objetivo é criar atividades para engajar os participantes, pois os benefícios principais são:
- Uma das tendências mais inovadoras do mercado;
- Proporciona dinamicidade ao festival ou show;
- Diferencia a empresa dos concorrentes;
- E aumenta o engajamento do público.
Tendências do setor de eventos: a chave do sucesso é a experiência do participante
Enfim, muitos especialistas apontam que a experiência será um fator determinante para o sucesso dos eventos. Então, seja um evento presencial, online ou híbrido, garantir uma experiência satisfatória ao participante é o que vai permitir que as expectativas geradas sejam atendidas.
Para isso, é essencial pensar em formas de interação, nos prêmios, tipos de atividades, acompanhamento de métricas e, o mais importante, definir objetivos para alcançar as metas desejadas. Ou seja, a experiência do público deve ser a pauta principal no momento de organizar um evento!
Lista dos brindes personalizados que serão tendência nos eventos dos próximos meses
Sem dúvida, os brindes são essenciais para destacar um evento no mercado e deixar a experiência do participante ainda mais memorável. Afinal de contas, surpreender o público com presentes especiais aumenta a percepção de valor em relação a empresa, e fideliza os participantes.
Também, vale lembrar que os brindes são uma estratégia importante para promover a marca para potenciais clientes, de maneira diferente e sofisticada! Então, veja a seguir os brindes que serão uma tendência no setor de feira e eventos:
Brindes personalizados para evento de entretenimento
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Brindes personalizados para evento corporativo
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Brindes personalizados para evento social
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Tendências do setor de eventos: fique por dentro e prepare-se!
De fato, o setor de eventos enfrentou altos e baixos durante os últimos anos, que foram marcados pela pandemia. Embora os prejuízos tenham sido significativos, agora é o momento de se reinventar e aproveitar as oportunidades. Com certeza as tendências do setor de eventos que você conheceu hoje dominarão o mercado nos próximos meses. Por isso, é necessário ficar atento e aproveitar essas mudanças com criatividade!
Aliás, como você percebeu, a experiência do participante será um fator determinante para o sucesso de qualquer evento. Logo, investir nisso pode trazer bons resultados para a empresa. Por exemplo, pode fidelizar o público, promover a marca e aumentar a percepção de valor no mercado.
Nesse sentido, a Roar pode te ajudar através dos brindes personalizados de alto padrão. Inclusive, somos uma fábrica com produção nacional que há mais de 25 anos ajuda grandes empresas e eventos a se destacarem no mercado. Acesse aqui para baixar o nosso catálogo, e juntos podemos criar um brinde para deixar o seu evento inesquecível!