Veja como os brindes para clientes do mercado pet podem te ajudar a se destacar da concorrência e fidelizar o público
Ao contrário de muitos setores que foram afetados pela pandemia, 2020 foi um ano de crescimento para o mercado pet no País. Estima-se uma alta de 13,5% em relação a 2019, com faturamento chegando a mais de R$ 40 milhões. É o que nos mostra o Instituto Pet Brasil. Esses dados explicam porque estamos entre os três maiores mercados de produtos pets do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Nesse sentido, mais de 140 milhões de animais domésticos vivem hoje nos lares brasileiros. E com as ruas vazias, as pessoas se dedicaram a cuidar ainda mais de seus bichinhos. Dessa forma, a oferta por produtos premium, como rações especiais e produtos de higiene, se tornou uma tendência. Além, é claro, dos serviços como banho e tosa, que continuam sendo bastante procurados.
Sem dúvida, percebe-se que esse é um mercado em constante evolução! Logo, é importante saber como se relacionar com os clientes de forma a se destacar em um ambiente tão competitivo. E é aqui que os brindes podem ajudar! Continue lendo e veja quais os melhores brindes para clientes do mercado pet que selecionamos para você!
Por que usar brindes para clientes do mercado pet?
Primeiramente, sabemos que esse setor é dominado por negócios de pequeno porte. Ou seja, mais de 90% são pequenas e médias empresas. No entanto, são as grandes redes que correspondem por 10% do faturamento. Elas também tiveram um crescimento robusto. Para se ter uma ideia, o faturamento total do segmento, que inclui indústria e varejo, foi de R$35,4 bilhões até o terceiro trimestre de 2019, o que representa 0,36% do PIB do Brasil.
Dentre os 10% das holdings do País, está o grupo Petz: com 136 lojas e 114 centros veterinários em todo território nacional. Dessa forma, as empresas que querem se inspirar nela, devem se atentar a algumas tendências do setor no pós-pandemia. Por exemplo:
- Crescimento do e-commerce: aumentaram muito as vendas pela internet;
- Alimentação natural, sem conservantes: opções de rações secas e até de comida fresca congelada;
- Produtos com procedência ecológica, tais como roupa com tecido de juta, ou areias sanitárias feitas com materiais biodegradáveis.
Por isso, é fundamental que a sua empresa se destaque frente a toda essa concorrência e crescimento do setor. Nesse sentido, os brindes personalizados são uma excelente opção! Afinal, com eles os clientes têm uma lembrança maior da sua marca, que vai de alguma forma entrar na rotina dele. Consequentemente, você consegue criar uma conexão emocional com o cuidador do animal, reforçando o cuidado que tem tanto pelo pet quanto pelo seu dono.
Quando oferecer brindes para clientes do mercado pet?
Como você sabe, presentear os clientes como brindes pode ser uma excelente estratégia, não somente para atribuir valor à marca. Além disso, os brindes podem ajudar a aumentar as vendas!
Porém, qual é o momento ideal para oferecer um brinde para o cliente? Na verdade, você deve decidir o que melhor se encaixa à estratégia de marketing do seu negócio. Mas vamos deixar aqui algumas sugestões:
Para dar boas-vindas
Ao lado dos cupons promocionais, oferecer brindes na 1ª compra cria uma memória positiva da sua marca em relação ao cliente. Em outras palavras, o brinde pode fidelizar seu consumidor logo no início. Além de estabelecer uma relação de confiança, a pessoa estará mais propícia a indicar a sua empresa para amigos e familiares. E claro, voltar a comprar com você sempre que precisar.
É importante lembrar que isso vale tanto para loja física, como para a loja online. Assim como serve para negócios pequenos ou grandes marcas. Seja como for, agradar um novo comprador com um brinde estimula a compra e gera o aumento da base de clientes.
Venda Casada de produtos ou serviços
Além disso, é possível usar os brindes para conseguir que os clientes comprem mais de você: seja produtos ou serviços.
Por exemplo, em Pet Shops que oferecem os serviços de banho e tosa, é possível oferecer um “pacote”. Comprando 2 serviços juntos (banho e check-up preventivo, por exemplo), o cliente ganha um brinde personalizado!
Aliás, a estratégia de venda casada também funciona para produtos! Por exemplo, é possível oferecer o brinde para quem comprar um “kit” ou conjunto de produtos: um saco de ração + areia higiênica, por exemplo. Ou, ainda, uma bolsa térmica para o cliente que comprar snacks + refeições congeladas. Sem dúvida, o cliente vai adorar ter um acessório para armazenar e carregar a comida do seu amiguinho.
Valor da compra
Essa já é uma tática bem conhecida em vendas, afinal, todo mundo fica contente em ganhar algo inesperado, não é mesmo?! Então, use essa estratégia a seu favor para aumentar o ticket médio das compras.
Assim, ofereça um brinde para aquelas pessoas que compram acima de um determinado valor. Essa iniciativa além de fidelizar o consumidor, ainda o motiva a fazer compras maiores. Ou seja, ele nem iria comprar, mas já que vai ganhar o brinde… Sem dúvida, ele ficará muito feliz e se sentirá valorizado!
Clientes fiéis
Você já viu aqueles cartões fidelidade? Eles são uma ótima estratégia também! Afinal de contas, como os serviços ou produtos para pets são recorrentes, é muito importante que as marcas saibam cativar os seus clientes, a fim de ser sempre a marca escolhida por eles.
Sem dúvidas, sabemos que clientes fiéis só trazem benefícios para o seu negócio:
- Indicam a sua empresa para outras pessoas
- Fazem compras recorrentes
- Se tornam clientes de longo prazo
- Agregam valor para a marca
- Estreita as relações com o público-alvo
- Aumentam o faturamento do negócio
Então, vamos aos exemplos de estratégias de fidelização para usar com clientes do mercado pet:
- No primeiro, a cada 10 procedimentos de banho e tosa o cliente ganha uma sacola personalizada.
- No segundo, a cada 10 compras feitas no pet shop, a pessoa recebe uma necessaire como presente.
Há ainda a possibilidade de personalização do brinde com o nome do dono e do bichinho, já pensou? Com certeza isso é algo que irá surpreender e encantar seus melhores clientes!
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Mas afinal… como escolher brindes para clientes do mercado pet?
Em primeiro lugar, se você deseja se destacar da concorrência e aumentar a percepção de valor da sua marca, você precisa investir em brindes que sejam de qualidade. Por isso, opte por produtos duráveis, seguros, resistentes, e acima de tudo, úteis. Afinal, de nada adianta escolher brindes que serão esquecidos no fundo na gaveta, não é mesmo?
Dessa forma, a qualidade dos brindes personalizados é diretamente proporcional ao sentimento de valorização que será despertado no cliente. Além disso, quando o produto é realmente bom, certamente será usado durante muito tempo e em diversas ocasiões. Logo, a sua marca estará mais tempo em contato com um número maior de pessoas.
Por esse motivo, a utilidade e a qualidade do produto são fatores cruciais para que a estratégia funcione de verdade. Além disso, os brindes precisam ser adequados à mensagem que você quer transmitir.
Por exemplo, se a sua marca se posiciona sempre a favor da sustentabilidade, o ideal é optar por brindes ecológicos. Ou ainda, se a sua empresa atende mais o público jovem, escolher brindes como shoulder bag ou pochete são excelentes opções!
Seja como for, o mais legal é que você pode personalizar esse produto, não só com as informações da marca, mas também com estampas exclusivas, como patinhas, por exemplo.
Opções de brindes para clientes do mercado pet
Existem muitas opções de brindes para você personalizar e se destacar nesse setor tão competitivo. Aqui na Roar, atendemos muitas marcas que atuam no mercado pet, e a maioria escolhe produtos como:
Sacolas personalizadas
As sacolas são itens que combinam com qualquer ocasião e têm um ótimo custo-benefício. Além disso, são úteis para qualquer pessoa, inclusive para quem deseja carregar as compras da sua loja física, por exemplo.
De fato, vemos muitas marcas desfilando por aí em sacolas, não é verdade? As pessoas gostam de utilizar e até mesmo precisam, para transportar objetos no dia-a-dia. Sem falar que elas evitam o uso das sacolinhas de plástico! Portanto, essa é sempre uma boa estratégia para promover a sua marca.
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Necessaire personalizada
As necessaires, como o próprio nome já diz, são ideais para guardar e carregar tudo aquilo que é necessário para o dia a dia. Seja para ser usada em casa ou fora dela, a necessaire é muito procurada para armazenar os pertences com segurança.
No caso do mercado pet, que tal uma necessaire para guardar os pertences do bichinho? Inclusive, pode até mesmo ser uma estratégia de venda casada, como falamos acima. Por exemplo, ao comprar uma tesoura de unhas e escova de pelos para o gatinho, o cliente ganha uma necessaire para armazenar os acessórios do bichano! Sem dúvida, com o crescimento do setor, há cada vez mais acessórios destinados aos pets e é preciso um lugar adequado para guardá-los.
Sacochila personalizada
Em contrapartida, se você pensa no bem-estar dos bichinhos, presentear seus donos com uma sacochila é uma boa alternativa! Esse acessório é leve, prático e versátil, adequado para guardar os brinquedos e outros pertences do animal durante o passeio ou até mesmo na ida ao veterinário.
Além disso, uma oportunidade para lojas virtuais: que tal entregar as compras do cliente numa sacochila personalizada? Com certeza você irá surpreender e causar uma experiência muito positiva!
Térmica personalizada
E falando em praticidade, a térmica é outro item fundamental para aquelas pessoas que se preocupam com a saúde do animalzinho. Afinal, hoje em dia no mercado pet há uma busca muito grande por alimentação natural. Inclusive, surgiram diversas opções de comidas congeladas para eles!
Assim, pensando nisso, a bolsa térmica surge como uma aliada para conservar a refeição do pet de forma segura. Além disso, nos lugares mais quentes do País, torna possível que a água do bichinho esteja sempre fresca!
CONCLUSÃO
Sem dúvida, o mercado pet vem crescendo muito nos últimos meses. Em outras palavras, os animais de estimação fazem parte da família da maioria dos brasileiros! Uma vez que a sua empresa entenda como aproveitar essa alta do setor, com certeza terá bons resultados!
Nesse sentido, os brindes são essenciais! Eles vão muito além de somente promover a marca: os brindes personalizados fazem com que os seus clientes percebam que a sua empresa se preocupa com o bem-estar deles e de seus pets.
Aqui na Roar, nós podemos te ajudar nessa tarefa! Pois sabemos da importância em criar brindes de qualidade, duráveis e com design diferenciado.
Então, se você atua no mercado pet e quer conquistar clientes fiéis, entre em contato com um de nossos consultores! Aqui você pode até mesmo criar um brinde exclusivo, totalmente do zero, que seja útil e memorável para seu público. Vamos juntos encantar seus clientes?