Com certeza, o uso de aplicativos mudou a nossa rotina nos últimos anos. De acordo com a App Annie, os brasileiros passam em média 5,4 horas por dia vendo conteúdos nessas plataformas. Sobretudo, esse hábito é resultado de novas formas de consumo como compras online, entrega delivery, serviços de streaming, dentre outros. Aliás, com tantas empresas entrando nesse setor, os consumidores têm cada vez mais opções na palma da mão. Assim, deixam instalados apenas os apps que realmente usam. Portanto, os brindes para aplicativos ajudam não só a aumentar as vendas, mas a fidelizar esse cliente cada vez mais exigente.
Então, continue lendo e descubra dicas de como usar os brindes e os mais indicados para cada segmento!
O mercado de aplicativos no Brasil
Realmente, é inegável a ascensão do mercado brasileiro de aplicativos nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa feita pela AppsFlyer, o número de instalações de apps no Brasil cresceu 55%, entre 2018 e 2021. Assim, somente no primeiro trimestre de 2021 foram 2,6 bilhões de downloads.
Portanto, o País ganha destaque não só em parâmetro mundial, mas também se torna líder no mercado de aplicativos na América Latina. Ou seja, é o maior consumidor e com crescimento mais rápido da região.
Inclusive, nem mesmo a pandemia da Covid-19 foi capaz de frear o crescimento desse mercado. Pelo contrário! Segundo a mesma pesquisa, durante a quarentena os aplicativos de compras lideraram os downloads. Em seguida, aparecem os apps de lifestyle e de delivery de comida.
Os aplicativos queridinhos do brasileiro
Além disso, outros aplicativos ganharam destaque durante o período. Assim, os mais baixados nos três primeiros meses de 2021 variam entre redes sociais e serviços de pagamento.
Por exemplo, os 5 apps que ganharam o coração dos brasileiros, foram:
Porém, os usuários mais ativos continuaram naquelas plataformas que já dominam o mercado, como WhatsApp, Facebook e Instagram.
Brindes para aplicativos: para que são usados?
Sem dúvida, os brindes para aplicativos podem ser importantes aliados não só para alavancar as vendas, mas também para conquistar os clientes. Então, veja ideias práticas de como os brindes podem trazer resultados reais para o negócio:
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Aumento do ticket médio
Primeiro, um dos principais benefícios que os brindes podem trazer é o aumento do ticket médio da empresa. Mas como isso acontece?
A saber, você pode utilizar os brindes em uma ação promocional para aumentar as vendas durante um período. Por exemplo, se você tem um app que vende roupas, uma promoção atraente seria “compras acima de R$300 ganham uma shoulder bag personalizada”. Afinal, esse é o brinde ideal para compor o look na hora de sair.
Inclusive, promoções do tipo “compre e ganhe” são uma das mais eficientes. Afinal, um brinde é o incentivo perfeito para que o cliente compre um produtinho a mais só para receber o presente.
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Fidelização de clientes
Outra alternativa é utilizar os brindes para fidelizar os clientes. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar um mimo, não é mesmo? Isso conquista não só a preferência do consumidor, mas também o coração, na medida em que ele cria um carinho especial pela marca.
Aqui, você pode utilizar os brindes em um “programa de fidelidade”. Ou seja, criar um sistema de pontuação. Assim, quando o cliente atinge determinado número de compras no app ele ganha um presente exclusivo.
Com certeza isso garante que o consumidor compre com frequência e ainda fique mais propenso a indicar o aplicativo para amigos ou familiares.
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Aumento de downloads
Também, os brindes podem te ajudar a aumentar o número de downloads do aplicativo. Assim, uma ação criativa é desenvolver um programa de indicações com os clientes atuais!
Por exemplo, digamos que você é dono da Relax, um aplicativo de meditações guiadas. Então, você resolve criar a ação “indique o nosso app para 30 pessoas e ganhe uma sacochila personalizada”. Aqui, os consumidores que já são cadastrados na plataforma receberão um link de download para compartilhar com os amigos. E atingindo o número, a pessoa ganha o presente.
Além de trazer visibilidade para o aplicativo, garante que mais pessoas comecem a usá-lo.
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Promoção de vendas
Sem dúvida, as promoções enchem os olhos de qualquer cliente! Então, você pode investir em uma ação promocional durante uma data comemorativa do ano. Por exemplo:
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Black Friday;
- Natal.
Com certeza são as ocasiões mais adequadas! Afinal de contas, é comum que os consumidores esperem por um mimo especial nessas datas.
Portanto, usando a mesma estratégia de “compras acima de determinado valor”, você pode distribuir brindes para os consumidores que comprarem no aplicativo. Por exemplo, se a ação promocional foi planejada para o Dia das Mães, você pode distribuir brindes para as mulheres que fizeram as comprinhas durante as duas primeiras semanas de maio.
Os melhores brindes para aplicativos
Agora, veja quais são os melhores brindes para aplicativos. Ou seja, aqueles acessórios preferidos pelos clientes e que podem ser utilizados diferentes estratégias promocionais:
Térmica: todo mundo usa.
Certamente, a térmica é um brinde que combina bastante sobretudo com os aplicativos de comida. Por exemplo, aqueles restaurantes que vendem refeições prontas ou empresas de entregas delivery.
Afinal de contas, a térmica é ideal para deixar os alimentos fresquinhos. Assim, pode ser utilizada mais tarde durante viagens, piquenique no parque ou até mesmo para levar a marmita para o trabalho ou academia.
Necessaire: tudo em um só lugar.
Outro brinde que não tem erro é a necessaire. Esse acessório combina bastante com aplicativos que vendem produtos de beleza ou higiene pessoal. Por exemplo, maquiagens, cremes, perfumes e cosméticos em geral. Ou ainda, para aplicativos de farmácias ou laboratórios, que comercializam remédios ou produtos manipulados.
Decerto, a necessaire apresenta um excelente custo-benefício e pode ser facilmente enviada junto com os produtos que o cliente comprar. Também, ela é extremamente útil. Assim, não ficará esquecida no fundo da gaveta.
Mochila: sofisticada como deve ser.
Com certeza a mochila não poderia ficar fora dessa lista. Afinal, esse é um brinde extremamente eficiente em fidelizar os clientes. Aliás, por ser um acessório mais sofisticado, ele combina bastante com aplicativos de bancos ou de investimentos.
Inclusive, uma vantagem da mochila é que ela pode ser feita no modelo ecológico. Além de surpreender os clientes, você mostra que a empresa se preocupa em preservar o meio ambiente! Sem dúvida, cada vez mais os consumidores e fornecedores estão preferindo se relacionar com empresas que adotam práticas sustentáveis!
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Pochete: despojada para curtir o momento.
A saber, a pochete é um brinde indicado principalmente para aplicativos de entretenimento. Por exemplo, streaming de música e vídeo, ou ainda apps que vendem ingressos para shows, festivais ou outros eventos. Afinal de contas, a pochete é o acessório ideal para curtir esses momentos com a tranquilidade de que os pertences estarão seguros.
Aliás, as pochetes sempre marcam presença nessas ocasiões. Isso significa que o brinde com certeza será utilizado por bastante tempo e, assim, estará promovendo o aplicativo para mais pessoas.
Brindes para aplicativos 100% personalizados: conte com a Roar!
Então, independente de qual for a sua estratégia, investir em brindes com certeza é uma ação inteligente. Porém, para fazer o investimento valer a pena é preciso criar brindes realmente bonitos, duráveis e, acima de tudo, úteis.
Por isso, aqui na Roar você cria o brinde exatamente como desejar: cores, tamanho, estampa, bolsos, tudo fica a seu critério. Com certeza, juntos podemos fazer um brinde que ficará na memória e no coração dos clientes do seu app: vamos lá? Acesse aqui e entre em contato conosco agora mesmo!