Descubra dicas para colocar o evento em destaque, proporcionando uma experiência agradável aos participantes.
Campeonatos de futebol, corridas de rua, jogos de basquete e milhares de outras competições esportivas tiveram de ser canceladas durante os dois últimos anos por causa da pandemia da Covid-19. A saber, a situação impactou extremamente o setor. Então, diante de todos os desafios, o marketing para eventos esportivos vem sendo um poderoso aliado durante a retomada das competições.
Afinal de contas, apesar da imunização ter “dado a largada” para o retorno dos eventos esportivos no final do ano passado, muitas pessoas ainda se sentem inseguras para participar das competições. Portanto, o desafio dos organizadores é se reinventar: a fim de incentivar a participação, garantir a segurança, trazer visibilidade para o evento, e proporcionar uma experiência positiva ao público.
Pensando nisso, vamos te mostrar 5 dicas de marketing para eventos esportivos, para a sua marca ficar no primeiro lugar do pódio quando o assunto é promover um evento de sucesso. A saber, são dicas simples e práticas, que cabem no planejamento e orçamento de qualquer empresa!
Os objetivos do marketing para eventos esportivos
Muito além de aumentar o número de inscrições, o marketing para eventos esportivos tem várias outras finalidades importantes para que o evento seja bem-sucedido. Por isso, listamos os principais objetivos dessa estratégia:
Gerar expectativa
Por meio de uma divulgação bem estruturada, o marketing para eventos esportivos tem como um dos objetivos gerar expectativa:
- Nos atletas, que ficam ansiosos para participarem da competição;
- Assim como no público, que fica à espera para acompanhar o evento e torcer por seus favoritos.
Captar leads
Além disso, usar uma estratégia de marketing para eventos esportivos pode ter como finalidade captar pessoas interessadas na competição.
Por exemplo, através de uma landing page é possível formar uma base de contatos de pessoas que tenham interesse no evento. A partir disso, a empresa pode iniciar uma comunicação personalizada com elas através de e-mails, para aumentar a venda dos ingressos.
Aumentar as inscrições
Além disso, as ações de marketing para eventos esportivos também permitem um aumento nas inscrições dos atletas. Por exemplo, através das plataformas de inscrição online é muito mais fácil e prático para o participante garantir a sua vaga, fazendo com que pessoas de diferentes lugares tenham conhecimento e consigam garantir sua vaga.
Gerar experiências positivas
Como falamos anteriormente, um dos princípios dos eventos esportivos é proporcionar uma experiência positiva aos participantes, seja para o público ou atletas. Afinal de contas, o esporte envolve sentimentos como paixão, dedicação e foco, então nada mais adequado do que explorar o lado emocional da ocasião.
Nesse contexto, as ações de marketing surgem para ajudar as empresas a gerarem experiências inesquecíveis, fortalecendo os laços com o público. Por exemplo, por meio de conteúdos motivacionais, prêmios e brindes.
Posicionar a marca
A saber, o marketing tem um importante papel para os eventos esportivos quando falamos sobre destacar o posicionamento da marca no mercado e na mente das pessoas. Aliás, não somente a empresa organizadora do evento, mas principalmente as marcas patrocinadoras, fornecedoras ou parceiras, que ganham visibilidade durante a realização da competição.
Fidelizar o atleta
Por fim, o marketing para eventos esportivos surge para solucionar um dos principais desafios dos organizadores: fazer com que o atleta participe novamente das competições.
Em outras palavras, existem estratégias (como o envio de newsletters ou brindes personalizados) que criam uma relação com o atleta, fidelizando a sua participação nos eventos futuros.
Garantir segurança
Principalmente nesse contexto de retomada dos eventos, pós pandemia, muitas pessoas podem se sentir inseguras em participar. Por isso, ações de marketing que informem os protocolos de segurança são indispensáveis para que o atleta sinta confiança na organização do evento e realize a inscrição.
5 ações de marketing para eventos esportivos
Descubra quais são as ações de marketing mais indicadas para destacar um evento esportivo:
01. Marketing para eventos esportivos: Hotsite
Como um evento esportivo é pontual, ou seja, tem uma data para acontecer, o hotsite é bastante indicado. Afinal de contas, trata-se de um site com único foco e com um call to action exclusivo: a inscrição no evento.
Assim, através do hotsite é possível explicar todos os detalhes sobre o evento. Por exemplo, no caso de um evento de corrida de rua:
- Permitir a visualização detalhada do percurso, através de mapas e vídeos;
- Demonstrar as opções de kits para cada categoria de inscrição (por exemplo, camiseta, medalha, sacochila, etc);
- Falar sobre os requisitos para inscrição em cada categoria;
- Detalhar as regras;
- Direcionar para o link de pagamento.
Além disso, vale lembrar que o hotsite tem um alto poder de conversão. Afinal, o objetivo dele é um só e todos os caminhos levam à inscrição no evento. No entanto, não esqueça que o hotsite precisa ser responsivo, objetivo e gerar credibilidade para a ocasião. Então, capriche na otimização SEO (aqui uma agência especializada pode ajudar), no layout e no texto!
02. Criação de conteúdo
A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing. Então, fazer posts em redes sociais e publicar artigos em blog, são recursos que ajudam o evento a ganhar destaque entre o público. Além disso, é uma importante aliada para criar relacionamento com os participantes.
Então, aqui vai uma dica importante: faça um planejamento social do seu evento esportivo. Ou seja, defina com antecedência os assuntos, locais, datas e horários que serão publicados os conteúdos nas redes sociais. A seguir, se dedique em criar layouts bonitos e textos eficientes, para depois deixar tudo agendado. Dessa forma, você cria uma verdadeira campanha de divulgação para o evento nas mídias digitais.
Além disso, movimente o seu blog! Afinal, lembre-se que os atletas sempre estão em busca de conteúdo relacionado. Por exemplo, planilhas de corrida, dicas para melhorar o desempenho no esporte específico ou até mesmo orientações sobre dieta e suplementação. Que tal oferecer para eles esse conteúdo e ser encontrado por pessoas que provavelmente terão interesse no seu evento? Então, use e abuse do marketing de conteúdo!
03. Marketing para eventos esportivos: Sorteios e promoções
Ao contrário do que muitos pensam, os sorteios e outras ações promocionais apresentam um excelente retorno sobre o investimento. Afinal, são estratégias ideais para incentivar a participação do público.
Por exemplo, você pode fazer uma ação do tipo: “Faça a sua inscrição até o dia 13 e você estará concorrendo no sorteio de lindas mochilas personalizadas”. Ou ainda, outra opção é criar uma ação promocional para o público: “Compre três ingressos e ganhe um brinde personalizado”. Enfim, a ideia principal é aumentar as vendas e colocar a marca em evidência por meio dos acessórios customizados.
Por exemplo, muitas marcas oferecem um brinde diferenciado (como uma mochila) ou sacochilas personalizadas com o nome do atleta para as primeiras inscrições no evento!
04. Parceria com influenciadores
Que o Instagram está recheado de pequenos e médios influenciadores que promovem práticas saudáveis a gente já sabe! Então, que tal aproveitar essa tendência para divulgar o evento esportivo?
A saber, uma ideia é criar acessórios personalizados com o logo e outras informações sobre o evento, e enviar para essas pessoas divulgarem a seus milhares de seguidores. Assim, além de ganhar visibilidade nas redes sociais, as chances de novos participantes para o evento aumentam e MUITO.
05. Marketing para eventos esportivos: Kit para o atleta
Essa estratégia de marketing para eventos esportivos é indicada principalmente para aquelas competições como as corridas de rua, pois isso melhora a experiência do corredor e o incentiva na competição, que exige mais esforço e foco. Então, a ideia é a marca montar um kit com itens personalizados que sejam úteis para o atleta.
Montando o kit personalizado para a o seu evento:
As tradicionais garrafas ou toalhinhas ficaram no passado: que tal inovar e criar um kit com brindes realmente úteis, duráveis e que vão encantar o participante? Por exemplo, na Roar você encontra diversas opções de itens 100% personalizáveis, que podem encantar o atleta e colocar o evento em evidência.
Mochila personalizada
A mochila é indispensável para qualquer atleta! Ela serve para armazenar e carregar os pertences com segurança, pois as alças garantem conforto e praticidade.
Aliás, o melhor de tudo é que ela pode ser usada mais tarde em qualquer outra ocasião! Dessa forma, o evento e sua marca vão continuar sendo promovidos para potenciais clientes.
Necessaire personalizada
Em especial com as medidas de segurança, a necessaire se tornou ainda mais útil para os eventos esportivos. A saber, ela é ideal para armazenar itens como máscara e álcool gel. Além disso, os atletas a usam para guardar itens como pomadas, faixas e demais pertences.
Com certeza, esse é um brinde que não ficará no fundo da gaveta, mas que valerá o investimento!
Sacochila personalizada
Quando falamos em atividade física, é impossível não considerar como brinde as sacochilas personalizadas. Afinal de contas, elas sempre estão por aí nas academias, parques ou centros esportivos. Ou seja, é sucesso na certa: todo atleta usa a boa e velha sacochila como companheira na rotina de treinos.
Térmica personalizada
A hidratação e alimentação correta são fundamentais durante a prática de exercícios. Então, a térmica se torna indispensável para manter conservado as bebidas e aquele lanchinho fitness que todo atleta sempre carrega pra lá e pra cá.
Enfim, agora que você conheceu alguns itens que podem ser personalizados, basta escolher os que mais combinam com a marca e entrar em contato com a Roar para montar o kit para o seu evento. Então, traga a sua ideia e o resto a gente cuida para você!
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CONCLUSÃO
Apesar do setor de eventos esportivos ter sido profundamente afetado pela pandemia, muitas competições estão retornando gradualmente e com todos os cuidados.
Portanto, o desafio principal dos organizadores, é se reinventar e encontrar formas de recuperar a confiança dos atletas e do público. Ou seja, aumentar não somente o número de inscrições, como também de ingressos vendidos.
Além disso, não podemos esquecer da experiência positiva que a ocasião deve proporcionar aos participantes, pois esse é um dos princípios para um evento de sucesso!
Pensando em tudo isso, mostramos essas 5 dicas de ações de marketing eficientes a fim de colocar o seu evento em evidência entre o público. Acima de tudo, para trazer resultados reais para a empresa, e todos os demais envolvidos.
Aliás, se você gostou das estratégias que envolvem brindes personalizados, conte com quem é referência no mercado promocional: fale com a Roar! Aqui, em mais de 20 anos de experiência, já estivemos presentes em diversos eventos nacionais de grandes marcas, através dos brindes personalizados. Então, baixe o nosso catálogo e venha criar os acessórios do seu evento com a gente!