Conquistar um cliente (geralmente) significa: planejar e investir em marketing, testar, errar, acertar, treinar vendedor, usar ferramenta de vendas (como CRM), levar não e finalmente… levar sim. Ou seja, custa caro conseguir cliente novo todo dia. Para baratear e simplificar o processo de vendas é essencial para qualquer empresa vender mais para o mesmo cliente.
Saber vender seu produto é o grande diferencial para o sucesso do seu negócio. Por mais que muitos empreendedores precisem aprimorar esta técnica, muitos ainda encontram dificuldades na hora de vender mais para o mesmo cliente. Atrair novos consumidores nem sempre é fácil.
O que muitos vendedores não sabem, é que uma vez conquistado, seu consumidor fará sempre o possível para comprar com você. Afinal, quem já conhece seu atendimento e a qualidade de seu produto, bem como suas condições de preço e pós-venda é muito mais suscetível a uma compra do que o possível novo consumidor que nunca ouviu falar do seu produto.
Mas afinal, como vender mais para o mesmo cliente?
1 – Investir em um bom atendimento é sempre uma boa alternativa
Acredite, a afinidade com o vendedor e a atenção recebida durante o momento da primeira compra contam muito para que seu cliente volte a comprar com você em uma próxima oportunidade.
2 – Colha uma opinião do cliente sobre sua empresa
O primeiro passo (pós-venda) para você conseguir uma re-compra ou upsell é saber o que seu cliente achou da compra que acabou de realizar. Tenha em mãos algumas informações simples como: o que ele comprou e por que comprou. A partir daí pergunte pra ele (manualmente ou de forma automatizada) qual foi a opinião dele no geral e se possível, inclua perguntas específicas para ele dar notas para itens como Atendimento, Qualidade do Produto ou serviço, Prazo, Custo x Benefício (se fizer sentido para sua empresa)…
Com essas respostas você saberá por exemplo se ele está feliz, cliente feliz compra novamente. E o cliente insatisfeito? Fala muito mais alto que muitos clientes satisfeitos, então fique feliz caso sua pesquisa receba respostas negativas. Essa é a chance que você tem nas mãos de mudar a opinião de um cliente e fidelizá-lo para o resto da vida.
Por que? A maioria das empresas não fazem isso.
2 – O cadastro é sempre importante
Para que o seu negócio seja bem sucedido, invista na gestão. Se você não sabe qual é o seu ticket médio, acredite, é mais difícil aumentar o faturamento.
Por isso o cadastro completo dos seus clientes é tão importante. Quanto mais dados sobre quem compra com você, mais fácil traçar estratégias de venda para agradá-lo. Na Roar utilizamos o RD Station para gerenciar os contatos e conversões de Marketing e o Nectar como CRM de Vendas. Usamos sempre esses cadastros na hora da venda, eles valem ouro.
3 – Se você prometeu, cumpra
A verdade é que ninguém compra duas vezes de um lugar onde se sentiu ludibriado. Portanto, se você prometeu que seu produto é bom, é melhor que ele seja. Caso contrário, seu consumidor nunca voltará a comprar com você novamente.
Nesse caso a dica mais simples é ter folga no seu prazo e ser sempre transparente com o cliente, avise caso não puder fazer algo que ele deseja. A chance de ele não comprar de você pode ser grande caso o prazo dele esteja estourando. Mas com certeza na próxima oportunidade ele voltará graças a sua honestidade.
4 – Oferecer informações relevantes te torna referência
Muitos consumidores acabam se sentindo frustrados ao perceberem que sabem mais de determinado produto do que o próprio vendedor. Por isso, ser uma fonte de informações úteis a respeito do seu produto torna a venda muito mais fácil.
No caso da segunda compra, seu consumidor já confia em você. Por isso, vender pela segunda vez para alguém que já sabe que você conhece o produto que vende é infinitamente mais fácil.
5 – Última dica para vender mais para o mesmo cliente.
Faça seu consumidor se lembrar da empresa
Nada como um bom brinde para fazer com que seu nome faça parte do dia-a-dia do seu consumidor. Além de demonstrar o cuidado que a sua empresa tem por ele, seu nome ficará gravado em sua memória, aumentando as chances de uma nova oportunidade de venda.
Sabe aquele dado que nós comentamos ali em cima que é importante você ter? No começo do ano (ou das ações de Marketing da sua empresa) liste quais informações serão gatilho para alguém ser presenteado. Pode ser o aniversário do cliente ou da empresa, a quantidade de compras que ele já fez com sua empresa, as indicações que já gerou, os produtos que ele já comprou (caso você vá lançar um produto similar)…
Com esses dados na mão envie um brindes personalizado com uma cartinha (de preferência escrita a mão) agradecendo pela parceria dele ou demonstrando que lembrou dele como um cliente querido.
Confira alguns brindes que desenvolvemos com objetivo de vender mais para o mesmo cliente
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