Quer saber como promover o seu curso e ainda fidelizar os alunos? Veja as principais estratégias de marketing para curso online!
Com o fácil acesso à internet e as inovações tecnológicas crescendo, o ensino à distância (EAD) vem se tornando cada vez mais comum. E sabe por quê? Esse modelo de ensino é muito vantajoso tanto para quem ensina, quanto para quem quer aprender. Por isso, para quem quer ter sucesso nesse mercado, é fundamental contar com uma boa estratégia de marketing para curso online.
Afinal, a expansão dessa modalidade de ensino fez com que o ambiente se tornasse ainda mais competitivo. Todos os dias, “sem querer” aparece um curso online pra você por e-mail, nas redes sociais ou no Google, não é mesmo?
Sem dúvida, a procura por esses cursos foi potencializada pelo distanciamento social. A saber, no Brasil os dados da Catho Educação mostram um aumento de 68% nas inscrições para curso EAD ou semipresencial durante os primeiros meses da pandemia. Já a Udemy, registrou o crescimento global de 425% no número de matrículas em cursos à distância.
Nesse sentido, é possível encontrar cursos virtuais com conteúdo voltado à graduação, pós-graduação, extensão, idiomas ou mesmo livres. Por isso, se você quer conhecer as estratégias de marketing para curso online, continue com a gente! Saiba como explorar esse mercado que apresenta uma excelente opção de investimento nos dias atuais.
Mas… por que investir em marketing para curso online?
Se você pensa em apostar no mercado de cursos à distância, esse é o momento ideal! Veja os 3 principais motivos que separamos para te ajudar na decisão:
Tendência que veio para ficar
Em primeiro lugar, é importante você saber que a educação à distância não para de crescer no Brasil. Logo, essa modalidade de ensino tem um potencial de crescimento muito grande. Para se ter uma ideia, em 2009 o número de estudantes no ensino superior EAD era de cerca de 330 mil. Já em 2019, os dados mostram um salto para mais de 1 milhão e meio, o que aponta para um crescimento de 379%. Os números foram divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Preço que cabe no bolso
O ensino através do curso online é uma alternativa econômica tanto para as instituições, quanto para os alunos. Afinal, com esse tipo de material é possível economizar de inúmeras formas, dentre elas:
- com locação/manutenção de local físico,
- impressão de materiais,
- lanches e refeições,
- deslocamento e transporte (sem falar no tempo de trânsito);
- salário fixo para professores e muitos mais!
Flexibilidade
Ao contrário das aulas presenciais, o curso online não exige espaço fixo para que o ensino aconteça. Ou seja, como as aulas são gravadas, não exigem cumprimento de horários rígidos. Dessa forma, embora haja a opção ao vivo, geralmente é possível assistir às aulas gravadas em qualquer tempo ou local.
Por isso, essa modalidade também significa uma educação mais democrática. De fato, o curso EAD possibilita que até mesmo aquelas pessoas que moram longe das instituições de ensino possam estudar: basta ter uma boa conexão com a internet.
Estratégias de Marketing para curso online
1. Faça webinar de lançamento
Como você deve imaginar, o lançamento é o momento crucial para o sucesso de um curso online. Portanto, essa etapa merece um planejamento especial de modo que você direcione seus potenciais alunos para a compra. Então, para ajudar nisso, existe o webinar: um seminário geralmente ao vivo, que aborda um tema específico de interesse do potencial comprador do seu curso online. Em outras palavras, esse é um ótimo formato para geração de leads.
Para isso, o assunto precisa estar alinhado com a segmentação da área de interesse dos potenciais alunos. Por exemplo, se o seu curso trata sobre tecnologia, você pode organizar um webinar sobre “O Futuro do Mercado Tecnológico”. Então, convide um especialista para falar sobre, e mostre a importância de existirem profissionais formados para atuarem nesse setor.
Dessa forma, o seu curso online aparece como a melhor solução para isso. Depois do bate papo, divulgue os detalhes sobre o seu curso, tais como:
- data de início,
- investimento,
- público-alvo (a quem se destina),
- objetivos (que devem ser alcançados pelo aluno ao fim do curso).
- carga horária,
- horários das aulas,
- metodologia,
- conteúdo,
- professores.
2. Use prova social
De acordo com o autor Robert Cialdini, a aprovação social é uma das “armas da persuasão” mais eficazes para a tomada de decisão. A saber, isso acontece quando alguém deixa sua opinião nas redes sociais, fóruns, avaliações ou depoimentos.
Porém, você apenas conseguirá depoimentos positivos se o seu curso for realmente bom. Afinal, é preciso que o cliente esteja tão encantado com a experiência que tenha vontade de compartilhá-la. Além disso, conseguir boas avaliações têm como benefício o aumento da sua autoridade sobre o assunto e maiores taxas de conversão.
Mas afinal, como usar a prova social? Uma alternativa é usá-la em cases de sucesso de outros alunos (depoimentos) ou indicação por influenciadores que sejam semelhantes ou seu público-alvo. Além disso, é indispensável que a prova social esteja em seu site ou landing pages através do copywriting.
3. Engaje nas redes sociais e com brindes personalizados
Use as redes sociais a seu favor! A saber, elas são uma ótima oportunidade para criar um relacionamento com potenciais clientes. Hashtags, vídeos e posts todos nós já sabemos que funcionam, sim! Mas como fazer isso de forma criativa e se destacar da concorrência?
Faça sorteios e promoções culturais! Sorteie brindes entre participantes que criarem uma melhor frase sobre o tema de interesse, por exemplo. Porém, essa ação deve ser bem planejada e de alguma forma se relacionar com o seu tema, para que você encontre as pessoas que realmente podem estar interessadas pelo seu curso. Afinal, de nada adianta ter mil participantes em seu sorteio, se menos da metade não fizer parte do seu público-alvo.
Voltando ao exemplo da tecnologia, sortear mochilas para notebook ou porta cabos pode ser uma ótima ideia! A saber, o brinde é excelente em conquistar potenciais clientes, e ainda divulgar o curso.
Mas, além de brindes individuais, você pode montar kits. Por exemplo, compre livros que serão úteis para o aluno ao longo do curso, ou até mesmo materiais como caderno ou agenda, e coloque junto com uma sacola personalizada ou um shoulder bag. Esses, são presentes que qualquer aluno adoraria ganhar!
Veja brindes ideais para alunos:
[bloco-produtos categoria=”alunos” ordem=”ASC”]
4. Faça e-mail marketing para curso online
Depois de conseguir os contatos dos potenciais alunos através de landing pages, ou do próprio webinar, chegou a hora de intensificar a comunicação com eles. Dessa maneira, criar uma campanha de e-mail marketing para relembrar os alunos da data de início do curso é uma excelente iniciativa, mas você pode ir além!
Desenvolva também e-mails para perguntar os principais objetivos daquele aluno, ou como está sendo a experiência durante o curso. Além disso, dê dicas de conteúdos complementares, como livros ou documentários sobre a área de atuação. E, uma outra opção, é pedir um feedback para aqueles que já concluíram o curso.
Para isso, contar com ajuda de ferramentas apropriadas é ideal! Se você ainda está no início, pode usar a versão grátis do Mailchimp. E mais tarde, quando estiver estruturado seu planejamento, existem opções para gerenciamento de leads, como a RD Station ou o Lead Lovers.
5. Ação promocional
Essa é uma forma eficiente de deixar seu curso em evidência. Seja antes ou depois da realização das aulas, os brindes permitem conquistar a simpatia dos clientes ou prospects. Afinal, cada vez mais esse tipo de ação tem se destacado, e acaba sendo relevante no momento de criar uma ligação entre você e a sua audiência.
Mas, não esqueça: para ter resultados precisa haver uma conexão entre o brinde, o seu curso e o mercado. E o mais importante, claro, é que o item seja útil. Pois só assim a sua marca vai ser lembrada e promovida por um tempo maior. Nesse sentido, você pode atrair novos alunos ou fidelizar aqueles que já concluíram o seu curso.
Uma outra alternativa eficiente é dar brindes aos primeiros alunos matriculados, por exemplo. Dessa forma, a pessoa já entra se sentindo acolhida, e ainda assim, aumenta as chances de ela convidar amigos ou familiares para fazer o curso também.
Em contrapartida, enviar brindes para aqueles alunos que já concluíram o curso terá um ótimo efeito! Além de reforçar a lembrança da experiência o brinde mantém a conexão da sua marca com essas pessoas.
CONCLUSÃO
Agora que você já entendeu o potencial crescimento que os cursos à distância têm no mercado, chegou o momento de tirar o projeto do papel e colocar a mão na massa! Se pretende de fato investir nesse setor, é fundamental contar com um plano de estratégias de marketing para curso online, de forma que seu investimento seja um sucesso.
Para isso, além das ferramentas digitais, as ações com brindes tangíveis são sensacionais! Sem dúvida, você estará se diferenciando da concorrência.
No entanto, não esqueça que o brinde somente será eficiente se a pessoa se identificar com a peça, se for de ótima qualidade e se for útil. Por isso, não deixe de avaliar o que pode encantar e conquistar os alunos, para somente depois estampar o seu nome no acessório.
Quer saber qual é o melhor brinde para a sua área de atuação? Então fale com um de nossos consultores especialistas, que vão te orientar a fazer a melhor escolha. Afinal, somos uma fábrica de material promocional que atua há mais de 20 anos ajudando grandes empresas a terem melhores resultados, e a se destacarem no mercado em que atuam. Está esperando o quê? Vem falar com a gente, podemos te ajudar a fazer com que seu curso online seja um sucesso!